quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Filme: Capitão Phillips

Esses dias de férias (saudades! volta sua linda!) parei com a programação de viajar + praia + sol + bronze + gata carioca da praia, para ver um filminho enfurnada no ar condicionado. 

O namorado baixou "Capitão Phillips" com o Tom Hanks. Não dava nada por esse filme, apesar de já ter ouvido ótimos comentários e ter visto um especial na Universal com algumas cenas. Mas sei lá, não faz o meu estilo de filme, sabe?
Mas resolvi dar uma chance. Afinal, quem foi arrastado para o cinema na estreia de Amanhecer - Parte 2, merecia uma chance. :)


Se eu falei que esse não era o meu estilo de filme, tô viajando chapada de ácido. A-m-e-i!
Com todas as letras e em CAPS LOCK. 

Tom Hanks dá um show (e quando ele não dá, né?). 
A fotografia é ótima, instigante e te deixa as vezes perplexo.
E ser uma história real já me emociona, sabe. Porque as vezes histórias inventadas são tão mirabolantes que você acaba "wow!" mas com filmes reais assim não, você fica surpreso e abobalhado justamente por aquele "caraca!" ser fruto de uma experiência real que alguém teve.

Bom, vamos a parte que interessa. A sinopse.

~ vamos relevar que a amiguinha aqui não fez jornalismo e gosta de escrever por hobby. Pode ser que a explicação do filme fique meio complexa, mas vamos lá. ~ 

Capitão Phillips é um capitão (dur, me mata agora por favor) de um cargueiro americano e sai em mais um dia normal de entrega de contêineres. Nada demais se não fosse pelo fato de aquela viagem passar por áreas rodeadas de piratas. Phillips embarca no porto de Omã e inicia sua viagem através do Golfo de Áden para Mombaça, no Quênia. No meio do caminho, ele super atento as ameaças de pirataria, toma algumas medidas de segurança para proteger o navio e sua tripulação. Mas se vocês derem um Google it na história original, verão que isso é em vão.
O navio cargueiro Maersk Alabama é sequestrado em alto mar em meados de 2009. A partir disso, o filme passa os momentos de Phillips e sua tripulação para tentar driblar os piratas (em tentativas frustradas!) e dos momentos finais do sequestro: Phillips é levado pelos sequestradores enquanto deixa sua tripulação livre para o resgate da marinha americana. 

Claro que o final é feliz, afinal ninguém quer ficar contando histórias de marinheiros mortos em sequestros pelos oceanos afora. 


Mas, mesmo você sabendo já o final do filme, não o deixa ser menos empolgante e angustiante. Pensar em esse tipo de situação (ok, essa é uma muito extrema e longe da minha realidade)  me deixa muito nervosa e em diversas cenas, eu suava frio imaginando o medo e o desespero do Capitão e seus marinheiros. 


Enfim, sem mais delongas, o filme é muito bom e acho que Tom Hanks tem chances de concorrer ao Oscar por esse papel. #metendoumadezewilker
Como sempre, ele arrasa nesse tipo de papel onde a carga emocional maior fica toda concentrada nele mesmo. Gotta love it Phillips e Hanks!

Trailler aqui
http://www.youtube.com/watch?v=i1Tr4QeZ2x8 





Bjs


Nenhum comentário:

Postar um comentário