segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

To read: A menina que não sabia ler

Oi! 

Acabei de ler mais um livro. Mais um vazio em meu peito e pequeno coração.

Vocês também se sentem assim? dá um dó largar um livro bom, né? você guarda as páginas para ler quando tiver um tempinho, imagina os lugares e os personagens e fica triste quando acaba.
A sorte é se virar filme! hehe #sqn #nenhumfilmebarraumlivro #porissoquetinhaqueteramanhacerparte9273672

Enfim...

Acabei de ler "A menina que não sabia ler" do autor John Harding. Nunca tinha ouvido falar nesse autor antes mas também não sou o tipo de leitora que se prende muito ao livro por conta disso. Se a história me parece boa, tô querendo ler. E se a capa for melhor ainda? quero ler x 1000. Aquele ditado: "não julgue um livro pela capa" não se aplica a mim hehehe!

A história é mais ou menos a seguinte (lá vem as resenhas mais enroladas da história ever, porque assim né, não sou jornalista - só tento ser...):
Florence é uma menina de 13 anos que vivem nos meados do século 19 com seu irmão menor, Giles. Os dois vivem em uma mansão imensa mas que está jogada as traças e a passagem dos anos. Os irmãos só possuem um tio distante que não liga muito para eles.
Passando os dias dentro daquela casa, Florence encontra uma biblioteca com mais de 500 livros e se delicia por eles. Porém, o tio da garota não gosta que ela leia e a sua governanta, Sra. Grouse acredita piamente que Flo nem saiba abrir um livro.

Com o passar do tempo, Flo vai descobrindo que a casa e a biblioteca tem mais mistérios do que parece. Através de fotos e livros, ela quer descobrir quem foram de verdade seus pais, por que seu tio nunca aparece e por que ela não pode aprender a ler?
Com a chegada de uma nova preceptora, a vida de Florence e Giles é ameaçada a mudar de vez. E é aí que todas essas perguntas parecem receber suas respostas... 


Ok, vou acabar a resenha aqui porque fica um ar de "você vai ter que ler para descobrir todas essas questões". MAS NÃO! Porque você não descobre p**** nenhuma, gente!!!
Calma, deixa eu explicar. Eu não escreveria sobre um livro que tivesse detestado.

O livro em si é ótimo. Tem uma narrativa ágil e que muitas vezes me lembrou os mistérios e personagens de Zafon. O enredo também tem tudo para dar certo: menina solitária e seu irmão são atacados por uma nova empregada e conseguem se safar dessa e ainda responder todas as perguntas sobre suas pobres vidas.
A cada página do livro eu me sentia instigada a terminar logo e todo dia era "só mais um capítulo!"
Eis que hoje, cheguei no capítulo final - o de número 32. Esperava um final genial, daqueles que a gente se pergunta como não percebeu isso antes... E também esperava que todas aquelas perguntas acima fossem respondidas mas NADA DISSO ACONTECE! 
De fato, o livro tem um final. O final até pode ser dito como morno ou sem graça (como foi pra mim, infelizmente) mas você pode enxergar que no final das contas, aquela menina doce que Florence parecia ser não é tão doce e boazinha assim e que de verdade, somos capazes de fazer qualquer coisa por aqueles que amamos (cada vez mais que leio livros de suspense me deparo com isso gente! e pior que tem gente assim! me-do!)... 
Mas o final não chegou aos pés do que eu esperava que fosse pra mim. Não respondeu nenhum dos mistérios que construí em minha mente e me deixou muito decepcionada.
E se tem uma coisa que me deixa mal é terminar um livro com aquela angústia e sentimento de "e agora?". Normalmente esse "e agora?" se refere a que vida eu terei depois de me despedir dos maravilhosos personagens mas "A menina que não sabia ler" me deixou com a pulga atrás da orelha e me sentindo uma burra por ter esperado tanto de uma história... 


Mas como não desisto nunca, já está separado um livro novinho em folha para me entreter: "O silência da Chuva" do Luiz Garcia Roza. Será que é bom? Espero que sim. 

A menina que não sabia ler
John Harding
Editora LeYa 


:***

Nenhum comentário:

Postar um comentário