sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Uma carta para mim mesma - De 10 anos atrás

{Respira fundo e escreva}

Olá Bianca, 

Estou escrevendo essa carta para te lembrar o quão leve e passageira a vida pode ser aos 15 anos. Agora, com 25 eu sei. Sei tantas coisas que há 10 anos atrás não sabia - ou pelo menos nem fazia questão de saber. Quando somos jovens o tempo parece efêmero. As horas não dão conta de tudo que queremos fazer, os minutos passam arrastados dentro de uma sala de aula, os dias correm nas nossas duas longas férias escolares. 
Agora mais velha eu sei. O tempo é precioso e não volta ja-mais. 

Talvez você tenha medo agora que tirou os óculos. Passou 15 anos da sua vida usando armação vermelhinha ou azulzinha, redonda, igual da Velma. Por isso ganhou apelidos - hoje em dia isso se chama bullying sabia? Chique. Mas não morreu por isso.
Naquela época você era magrinha  - parecia uma tábua de passar. Não morreu por isso de novo. Se soubesse o quanto hoje em dia essa barriga lisinha faz falta. Com 25 anos, a disposição para o combo aula-almoço-dormidinha-academia-curso de inglês não existe mais. E nem tempo para encaixar isso tudo. 

Você sofreu tanto por amor, né? Sempre paixões platônicas ou então as reais, que nunca eram como você queria que fossem. Por isso, aprenda: o príncipe não vem de cavalo branco e nem é o super star de uma banda famosa. O nosso príncipe você só ia conhecer dali há exatos dez anos mesmo. Mas calma minha filha, não precisa ficar nervosa e agoniada. Nessa trilha de anos você vai se divertir bastante! Vai amar ser solteira e a primeira vez que entrar na Baronetti com 18 anos, vai ficar feliz da vida. Mas não perca muito tempo nisso. É muita fila, empurra-empurra, vodka com red bull e ressaca no dia seguinte. Com o tempo você vai aprender que uma cervejinha num bom bar vale muito mais a pena. Aliás, anota aí: bares são um ótimo lugar para paquerar. Quem diria. 

Então, o amor é isso. Não sofra por quem não te merece. Você é mais forte do que imagina. Mas é exagerada e vai continuar assim sempre. Não há quem mude uma escorpiana. Quando ama: ama muito. Mas quando despreza, despreza o dobro. Você vai conhecer pessoas legais e outras nem tanto. Uns vão tentar fazer da sua vida um inferno mas você vai saber desprezar com classe e mandar um beijinho no ombro para os recalcados. Você é maior que qualquer dor de cotovelo, traição ou mensagens de sms não respondidas. Ah, em pleno 2014 tem esse tal de whatsapp que a gente consegue ver quando a pessoa recebeu e leu a mensagem. Perigoso para você, né?

Você tem sonhos de ser uma ótima jornalista. Sinto lhe dizer mas isso não vai rolar. Tira essa ideia de *profissão dos sonhos* da cabeça porque ela não existe. Ser a Fátima Bernardes nos dias de hoje não é uma coisa tão legal, vai por mim. Erga a cabeça para toda essa gente que diz que você não é capaz, afinal você repetiu 2 anos no colégio. Após 10 anos vai sambar na cara dessa gente, cheia de cursos e de alegria em saber que fez o possível e o impossível para ir atrás do seu sonho de estar formada. De beca e com tudo que teve direito, foi bonito! Por isso, não desanima. Se a matemática é um mistério para você, assuntos como história e literatura ainda permearão a tua vida por muitos anos. Que bom! Ninguém vive só de números nesse mundo. 

Por fim, queria dizer o básico: aproveite intensamente. Muitas pessoas importantes vão passar e sair da tua vida. Familiares, amigos, amores. Hoje após 10 anos o que fica é apenas o substancial e o necessário. Você vai aprender que um sábado sozinha em casa não é o desespero - é o descanso do corpo e da alma consigo mesmo. Vai aprender que família é mais que importante, é fundamental - serão eles que vão te apoiar, ouvir suas reclamações diárias, te fazer um miojinho quando você tiver fome as 3 horas da madrugada (sim, isso ainda vai acontecer bastante) e te amar verdadeiramente. Há momentos que não voltarão atrás nunca e ficarão apenas na memória - cada viagem ao Rancho Santa Mônica, cada mergulho perdido no posto 9, cada aula segunda-feira atrasada por causa de um pagode domingo, fotos na parede, copa do mundo de 2010, os intensos carnavais no Rio de Janeiro.
Ah, o carnaval! Vai aprender que não tem festa melhor do que essa. E que o Natal tem muito mais a ver com jogar conversa fora do que ganhar presentes. 

Suas amigas continuarão as mesmas do colégio, entrelaçadas e eternizadas na pele. Que delícia! Isso, pode comemorar a perpetuação do saudoso "PSM".
E o amor simples e verdadeiro chega. Chega sim, viu? Ele acalanta o coração e te faz sentir completa. Não espere aquele amor insano, isso é paixão passageira... O amor mesmo vem devagarinho num dia de domingo e numa boa sexta em casa agarrados vendo filme. Vai por mim. 


Não se preocupe com coisas bobas e com aquela velha questão "não tenho roupa para ir a festa hoje!". Isso tudo vai virar pó com o tempo... Talvez essa última nem tanto, mas tudo bem. Há coisas na vida mais importante do que isso e você só percebe quando já é um pouquinho tarde. Por isso aproveita bem essas dicas. A vida vai ser muito boa com você, tenha certeza. 10 anos depois espero por mais ainda 10 tão lindos como esse.

Ah, o último conselho de todos (juro!): Vai. E se der medo, vai do mesmo jeito.

Inspirado em: http://www.hypeness.com.br/tag/umacarta/ 

Um comentário: